Você está em: Página Inicial >> Noticias >> Arapongas

Conheça a história do Clássico "Arapuca"

Conheça a história do Clássico
Foto: Julio Veronez - www.arapongao.com

Pela décima vez na história Roma Esporte Apucarana e Arapongas Esporte Clube vão medir forças no clássico “Arapuca”. Até hoje foram três vitórias do Arapongas, duas do Roma, com o confronto tendo quatro empates.

Na Divisão de Acesso de 2009, aconteceram dois empates sem gols em Arapongas e uma vitória do Roma por 2 a 0, no Estádio Bom Jesus da Lapa, em jogo que marcou a inauguração dos refletores. Os gols foram marcados por Warlley e Daniel Marques, cobrando falta.

Em 2010, ano em que as duas equipes conseguiram o acesso para a Primeira Divisão, também ocorreram três partidas. Em Arapongas, na primeira fase da Divisão de Acesso, o time local bateu o Roma por 1 a 0, com gol do volante Geandro. No primeiro turno do hexagonal final, em Arapongas, a equipe da casa venceu por 2 a 1, com gols de Baiano e Diogo, enquanto Fábio descontou para o time de Apucarana. Já no returno, em Apucarana, o Roma venceu por 2 a 1, com gols de Paulo Sérgio e Danielzinho. Diogo fez o gol de honra para os araponguenses.

Já na Primeira Divisão em 2011, foram dois jogos. Em Apucarana, Roma e Arapongas empataram por 1 a 1. O volante Peu fez para o Arapongas e o meia Doriva empatou para a agremiação local. No returno, na “Cidade dos Pássaros”, o Arapongas bateu o Roma por 3 a 2, com gols de Val Ceará, Marcelo Guerreiro e Wellington. Warlley e Paulo Sérgio descontaram para o Tricolor da “Cidade Alta”. No primeiro turno do Estadual de 2012, em Arapongas, Arapongas e Roma empataram por 1 a 1. O lateral-esquerdo Jô fez o gol do Roma e o atacante Léo Itaperuna, de cabeça, empatou para o Arapongas, que foi fundadado em 1974.

De 1976 até 1991, o clássico “Arapuca” era disputado entre Arapongas Esporte Clube e Apucarana Atlético Clube (AAC), time fundado em 1975 e que encerrou as suas atividades em 1996. Arapongas E.C. e AAC se enfrentaram 15 vezes, com sete vitórias do Apucarana, três do Arapongão e com cinco empates. O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em 1976, num amistoso no "Bom Jesus da Lapa”. O jogo terminou empatado por 1 a 1. Zé Roberto fez o gol do Apucarana e Zé Miguel empatou para o Arapongas.

Já o último jogo entre os times ocorreu no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão de 1991, no “Bom Jesus da Lapa”. O Apucarana, apelidado na época de Dragão do Norte, venceu por 1 a 0, com gol do centroavante Índio, aos 4 minutos do segundo tempo. Pela 14ª na história o Arapongas Esporte Clube jogará nesta quarta-feira no Estádio Bom Jesus da Lapa. Foram duas vitórias do Arapongas, sete derrotas (sendo cinco para o AAC e duas para o Roma) e quatro empates (três contra o AAC e um diante do Roma). As vitórias do Arapongas E.C. aconteceram em 1984 na Segunda Divisão e em 1991 na Primeira Divisão.

Em 84, no “Bom Jesus da Lapa”, o Arapongas venceu o AAC por 1 a 0, com gol do meio-campista Valnei, que jogava com a camisa 10. Em 91, na casa do Dragão do Norte, o Arapongas derrotou o AAC por 1 a 0, com gol do ponteiro-direito Paulo César, cobrando pênalti, aos 37 minutos da etapa inicial. Outros duelos que marcaram a rivalidade entre Apucarana e Arapongas foram os confrontos entre Roma e Associação Atlética Arapongas, a partir de 2001.

O Roma, fundado em 2000, hoje é o grande rival do Arapongas E.C. Já a Associação Atlética Arapongas foi fundada em 1995 e encerrou as suas atividades em 2002. Um ano antes a equipe araponguense foi vice-campeã da Terceira Divisão do Paranaense, perdendo na final para o Águia, de Mandaguari.

Em 1996, pela Primeira Divisão do Estadual, A.A.Arapongas e Apucarana Atlético Clube empataram por 1 a 1 no Estádio dos Pássaros. Foi o único jogo entre as equipes. Flavinho marcou para o Arapongas e Fabinho empatou para o AAC.

A partir de 2001, aconteceram os duelos entre Associação Atlética Arapongas e Roma. Foram quatro jogos, sendo dois amistosos e dois pelo Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso de 2002. Em 2001, em amistoso em Apucarana, Roma e A.A. Arapongas empataram por um gol.

Em 2002, novamente em jogo amistoso, novo empate por 1 a 1. A partida ocorreu no Estádio dos Pássaros. Também em 2002, aconteceram os confrontos pela Divisão de Acesso. Em Arapongas, o Roma derrotou a Associação Atlética Arapongas por 5 a 4, com gols de César Baiano, Valter, Adriano Cruz, Reinaldo e Ednaldo. Devanir (2), Bila e Borges (hoje no Santos) descontaram para a equipe araponguense. Já em Apucarana, o Roma goleou por 4 a 0, com dois gols de Ednardo e dois de Maurício.

Fonte Tribuna do Norte - Raul César dos Reis


divulgue o futebolparanaense.net facebook twitter Compartilhe



Enquete

O Coritiba acertou em renovar com o técnico Carpegiani?
Sim
Não



Total de votos: 866

Ver resultados parciais

Coloque as noticias do futebolparanaense.net no seu blog
Google+ FACEBOOK TWITTERRSS