O Arapongas se licenciou das atividades juntos a Federação Paranaense de Futebol e não irá disputar o Campeonato Paranaense de 2015. O presidente do clube Adir Leme apresentou as justificativas em nota. Os motivos são explicados a seguir.
O projeto de futebol profissional em Arapongas já tem 07 anos, sempre custeado por investimentos privados, reforçados por uma boa participação do torcedor Araponguense – digno de respeito e agradecimento – porém, jamais houve a contrapartida pública necessária para continuidade deste projeto de investimento, lazer e projeção de mídia do município, nesse período de 7 anos, foram várias reuniões, várias promessas que se perderam no tempo sem a devida concretização.
Vale ressaltar que o projeto, que se iniciou e se mantém com investimento privado, desde o primeiro ano recebeu promessa de parceria com o poder público e empresariado local. O projeto foi ficando mais caro com o passar dos anos e apesar de diversas tentativas de se estabelecer parcerias locais, jamais houve reciprocidade.
Despesas estruturais, que deveriam ser arcadas pelo poder público, foram assumidas pelo clube, o maior exemplo foram as reformas do estádio dos pássaros, gerando enormes prejuízos que comprometeram investimentos maiores no time propriamente dito.
Apesar da falta de apoio, antes prometido, o projeto tirou o futebol profissional da cidade do ostracismo e o colocou na primeira divisão do futebol estadual, com direito a disputas de competições nacionais.
Em 2013, o Arapongas EC disputou a Copa do Brasil, mais uma vez recebeu promessas que não se concretizaram, gerando mais prejuízo para a clube, de novo com os custos ficando para o presidente Adir Leme da Silva.
Na ultima semana, uma nova reunião com o atual prefeito municipal foi realizada, mais uma vez foram apresentados os planos do clube: montagem de um time competitivo, com objetivo de vagas na Copa do Brasil e Serie D do Brasileirão, porém as solicitações feitas pelo clube, mais uma vez não tiveram respaldo do município. Mais uma vez, os custos seriam responsabilidade apenas do clube.
Diante da atual realidade e de uma projeção pessimista de parceria com o município e empresariado local, o Arapongas EC tomou a difícil, porém mais sensata decisão de pedir licença das atividades por um ano, mesmo sabendo das consequências técnicas que tal decisão representa. Essa decisão vai contra a paixão, mas não da razão, pois caso o projeto 2015 fosse colocado em prática, iria inevitavelmente gerar dívidas insuportáveis com jogadores, membros de comissão técnica e fornecedores.
Essa decisão, lamentavelmente atinge em cheio o apaixonado torcedor Araponguense, que sempre apoiou o time em campo, mas esse apoio tem reflexo insuficiente para as necessidades financeiras do Clube.
O Arapongas EC sempre honrou seus compromissos, projetou a Cidade dentro e fora do Estado, por isso apresenta essa decisão, lamentando tal interrupção que afeta os sonhos do diretor e de funcionários que sempre se esforçaram pelo melhor para a cidade.
Não se descarta o encerramento total das atividades do clube, tal possibilidade será analisada no futuro próximo, por hora, o Arapongas EC deixa o campeonato paranaense de futebol profissional, imediatamente a partir deste comunicado.
Desde já, o clube agradece aqueles que sempre colaboraram e literalmente vestiram a gloriosa camisa do time, especialmente os últimos colaboradores que não deixaram aumentar os prejuízos da ultima temporada.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |