Você está em: Página Inicial >> Noticias >> Fpf

Clubes definem o Campeonato Paranaense 2016, sem o Torneio da Morte

Clubes definem o Campeonato Paranaense 2016, sem o Torneio da Morte - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Campeonato Paranaense da 1ª Divisão 2016 terá início no dia 31 de Janeiro e término no dia 08 de Maio. As datas foram definidas na reunião arbitral realizada na manhã desta Quarta-feira (2), em Ponta Grossa. Participaram da reunião dirigda pelo presidente da FPF, Hélio Cury, além do Foz do Iguaçu FC, representantes das equipes Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Futebol Clube Cascavel, J. Malucelli S.A., Londrina Esporte Clube, Maringá Futebol Clube, Operário Ferroviário Esporte Clube, Paraná Clube, PSTC – Paraná Soccer Tecnichal Center, Rio Branco Sport Club e Toledo Colônia Work. Arif Osman e Roberto Mafra representaram o Azulão na reunião.

Quanto à fórmula de disputa será seguida a mesma de 2015, excluindo-se apenas o “torneio da morte”. Ao final da primeira fase os dois últimos clubes na tabela de classificação serão automaticamente rebaixados.

“Chegamos a sugerir uma fórmula diferente, onde todos jogariam contra todos na primeira fase. Apesar do apoio de outros clubes, o calendário CBF não possibilitaria mais do que 19 datas e com isso a FPF optou pela manutenção da fórmula atual”, disse Arif Osman, presidente do Foz do Iguaçu FC.

Sendo assim a competição será disputada da seguinte forma:

Na primeira fase, as equipes disputam um turno único, com todos se enfrentando, em 11 rodadas, classificando-se para a sequência do campeonato os oito melhores classificados. O Foz do Iguaçu FC leva a vantagem de jogar seis, das onze partidas, em casa.

Na segunda fase, se inicia o sistema eliminatório, assim como ocorreu em 2015: quartas de final, semifinal e final. O primeiro critério de classificação será a pontuação, seguido de saldo de gols. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis. As fases finais serão disputadas em duas partidas, com o clube de melhor pontuação na somatória das fases anteriores decidindo a classificação como mandante.

Nas quartas de final, os clubes serão distribuídos no mesmo formato da última edição do Estadual: 1º x 8º (Grupo A), 2º x 7º (Grupo B), 3º x 6º (Grupo C) e 4º x 5º (Grupo D). Nas semifinais, os confrontos serão entre vencedores A x D (Grupo E) e vencedores B x C (Grupo F), com a decisão na sequência. Os dois últimos colocados do campeonato formam serão rebaixados.

Ao final da competição, o clube com melhor pontuação, com exceção dos clubes que já disputam Série A, B e C, garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. As finais do interior serão realizadas nos dias 30 de Abril e 7 de Maio e a do Paranaense 2016 nos dias 01 e 08 de Maio. A tabela com os jogos deverá ser divulgada apenas em Novembro.

“Temos mais um desafio pela frente e vamos buscar o título ou no mínimo repetir a campanha histórica de 2015. Retornaremos para Foz do Iguaçu com a missão de resolvermos nossas questões financeiras para que assim possamos planejar um 2016 ainda mais vitorioso para nossa cidade. Precisamos do apoio de torcedores, do empresariado e da sociedade organizada como um todo para que possamos promover ainda mais o nome de nossa cidade e o destino Iguaçu”, finalizou Arif Osman, presidente do Foz do Iguaçu FC

Fonte Assessoria de Imprensa


divulgue o futebolparanaense.net facebook twitter Compartilhe



Enquete

O Coritiba acertou em renovar com o técnico Carpegiani?
Sim
Não



Total de votos: 938

Ver resultados parciais

Coloque as noticias do futebolparanaense.net no seu blog
Google+ FACEBOOK TWITTERRSS