
Arapongas foi 2º em público na Divisão de Acesso 2009
05/08/2009 às 11h24min - Geraldo Bubniak
Foto Divulgacao Arapongas
A torcida empurrou o Arapongas ao longo de todo a 2º Divisão do Campeonato Paranaense de 2009. Mesmo que a vaga para a elite do estadual não tenha vindo, os torcedores araponguenses podem se orgulhar de ter feito a sua parte nas arquibancadas.
Em média, 1.752 pessoas compareceram ao estádio municipal José Chiappin para apoiar o alviverde ao longo das 19 rodadas da competição. São dados oficiais da Federação Paranaense de Futebol, mas que podem ser contestado, em todas as partidas do Arapongão em casa, sempre tinha mais público do que o divulgado.
O Arapongão realizou nove partidas em seu Estádio, o José Chiappin. A partida que teve mais torcedores apoiando o time foi Arapongas 1 x 1 Francisco Beltrão, no dia 24 de maio, ainda pela primeira fase, 2.568 pagantes viram o jogo. Na segunda fase, o jogo mais assistido em Arapongas foi justamente o último em casa. No dia 19 de julho, 2.528 pessoas viram Arapongas 0 x 1 Operário de Ponta Grossa.
A média de público do Arapongas ficou abaixo apenas do Operário de Ponta Grossa que sem dúvida alguma foi o grande campeão em bilheteria e público. Em média o Operário levou 5.396 torcedores ao Germano Kruger. Foram 53.963 pessoas que viram os jogos do Fantasma, como é conhecido o Operário, em Ponta Grossa. A partida que teve o maior número de pessoas em toda a competição foi Operário 0 x 0 Portuguesa Londrinense, na partida que garantiu o Fantasma na Elite em 2010. O público pagante foi 8.660 pessoas. Aliás entre os dez maiores públicos do campeonato, os nove primeiros lugares pertencem ao Operário. Arapongas.tem 11º maior público do Campeonato com 2.528 pagantes.
Já entre os piores públicos, a disputa é acirrada. Em quatro partidas da competição não houve pagantes nas arquibancadas: São José 0 x 3 Arapongas, em São José dos Pinhais; Maringá Iguatemy 1 x 5 São José, em Paranavaí e AFA/Foz 2 x 2 Serrano e AFA/Foz 0 x 4 Arapongas, ambos em Foz do Iguaçu, pela 2º Fase. O time com pior média de público na divisão de acesso deste ano foi o Maringá Iguatemi com 12 torcedores por jogo, seguido por Portuguesa Londrinense com 51 torcedores e Sport Campo Mourão com 53 “testemunhas” por partida.
No geral, ainda restando uma rodada, a média de público do Campeonato Paranaense da 2º Divisão em 2009 ficou em 1.244 pessoas por jogo. Foram 93.276 pessoas no total que lotaram os estádios paranaenses.
Fonte: Jornal Esporte&Ação - Jean Tonsig